MUDANÇA DE MENTE
“Dêem frutos que mostrem arrependimento.
E não comecem a dizer a si mesmos:”Abraão é nosso pai”.
Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos à Abraão.
O machado já está posto à raiz das árvores,
e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo.” Lucas 3:8-9
A pregação de João Batista era: Arrependei-vos. O que ele queria dizer era que vocês precisam mudar de mente, de propósito
Arrependimento é a tradução da palavra grega, metanóia. Que significa, mudança de mente, de propósito. Arrependimento não é um simples sentimento como as pessoas normalmente costumam entender, mas, envolve:
Uma mudança para melhor.
Um afastamento do pecado, e uma volta pra Deus.
Uma mudança de direção.
É se conscientizar da vida que vive, do estado de condenação que decide dar um outro rumo à vida. “É cair em si”; lucas 15:17 (lembra do filho pródigo??)
Sem mudança de mente (arrependimento) não há:
Perdão. Não tem como haver perdão se a mente da pessoa continua a mesma. Não vai nem pedir perdão se não reconhece o erro.
Novo nascimento (recomeço). Se não mudar de mente, não é perdoado, então, não se nasce de novo. Não será regenerado. Ou seja, não há como recomeçar. No dia-a-dia é da mesma forma. Não tem como recomeçar no casamento, na família e consigo mesmo, se não houver uma mudança na mente, de propósito. Não há como recomeçar, se tudo continua como antes.
Santificação. Este processo começa no dia que nos arrependemos, ou seja, mudamos de mente. Se não mudou de mente, de direção, a santificação não acontece.
Salvação. A pessoa não é salva, pois, não reconhece que é pecador. E que Jesus Cristo é o ÚNICO meio de salvação. Tá perdido!
Não há vida com Deus. A bíblia diz que “todos pecaram” Rm. 3:23. Todos estão em rebeldia. Não tem vida com Deus se a pessoa continua em estado de rebeldia. Então, precisa haver uma mudança de mente. Reconhecer que sem Cristo, estamos condenados. Que somos pecadores. Receber a Cristo como Senhor e salvador. Aí então, o nosso relacionamento com Deus, será restaurado. Saímos do estado de rebelião para comunhão, relacionamento com Deus.
Em Lucas 3:8, João Batista diz que esta mudança é uma exigência de Deus. O Senhor quer ver em nós, frutos que mostrem arrependimento (mudança de mente).
Lucas 3:9, é usada a figura do machado posto a raiz das árvores. Esta idéia significa juízo de Deus, e este não tarda acontecer.
Deus nos alerta á uma mudança de mente urgente, pois não temos muito tempo.
A hora é agora.
Como pregou o profeta, arrependei-vos, mudem de mente!
Pr. Clayver Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário