
“PARA AQUELES QUE ANDAM PREOCUPADOS”
1.Primeiro ore. Não fique andando de um lado para o outro na sala de espera: ore por uma cirurgia bem-sucedida. Não murmure com o colapso de um investimento: peça que Deus lhe ajude. Não se junte ao coro de colegas que reclamam do chefe: convide-os a abaixar a cabeça com você e orar por ele. Inocule-se internamente para enfrentar seus medos externamente. “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade [ todas as preocupações, de uma vez por todas]...” (1 Pedro 5:7).
2.Espere um pouco, desacelere. “Descanse no SENHOR e aguarde por ele com paciência” (Salmo 37:7). Faça como a mãe de Jesus no casamento em Caná. Acabou o vinho na recepção, uma coisa socialmente inaceitável nos deias de Jesus. Maria poderia ter culpado o anfitrião por não ter planejado direito ou os convidados por terem bebido demais, mas ela não fez tempestade em copo d'água. Nada de sessões de terapia. Em vez disso, ela levou a falta de vinho a jesus: “ Tendo acabado acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não tem mais vinho” (João 2:3). Veja com que presteza você pode fazer o mesmo. Avalie o problema. Leve-o a Jesus e declare-o claramente.
3.Aja a respeito. Torne-se um esbofeteador de preocupações. Trate aflições como a mosquitos. Você demora a agir quando um inseto sugador de sangue pousa sobre sua pele? “Daqui a pouco eu cuido dele.” É claro que não!” Você dá à criatura o tapa que ela merece. Seja igualmente decidido com a ansiedade. No momento em que uma preocupação aparecer lide com ela. Não conviva com ela. Espante as preocupações antes que elas levem o melhor de você. Não desperdice uma hora imaginando o que sua chefe acha: pergunte a ela. Antes de você dar o diagnóstico de câncer àquela mancha, faça um exame. Em vez de acreditar que nunca vai sair das dívidas, consulte um especialista. Seja gente que faz, não fique cozinhando.
4.Compile uma lista de preocupações. Em um período de alguns dias registre seus pensamento ansiosos. Mantenha uma lista de todas as coisas que o incomodam. Depois as reveja. Quantas delas se tornaram realidade? Você se preocupou ao pensar que a sua casa ia pegar fogo. Pegou? Que seu emprego seria terceirizado. Foi?
5.Enumeradas as categoria de preocupação, analise-as. Sua lista realçara temas de preocupação. Você detectará áreas recorrentes de preocupação que podem se tornar obsessões: o que as pessoas pensam de você; finanças; calamidades globais; sua aparência ou seu desempenho. Ore especificamente por elas.
Continua no próximo boletim. (Extraído do livro Sem Medo de Viver – Max Lucado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário