A maior crise dos israelitas foi a crise do deserto – 40 anos a andar às voltas.
Alguns tipos de desertos na nossa vida que precisamos vencer: família, finanças,solidão...
Quem está passando por alguma luta sabe bem do que eu estou falando. Uma perda, um enfermidade, uma dificuldade de qualquer ordem são também desertos pelos quais passamos.
7 PILARES PARA O CRENTE VENCER OS DESERTOS DESTA VIDA
*A FÉ - O deserto é o melhor local para estimular a nossa fé, obriga-nos a crer ou morrer.
*A PERSEVERANÇA – virtude de uma pessoa que é firme e constante na fé e não desiste de seus objetivos – (Rm 5. 3 – 4; Tg 1. 3)
*OBEDIÊNCIA A DEUS – porque ele sempre tem o melhor caminho.
*PACIÊNCIA – qualidade de quem é paciente, suporta os males ou os incômodos sem se queixar, calmo mesmo em qualquer tarefa que seja difícil ou muito demorada. PACIÊNCIA (o deserto desenvolve a paciência e exercita a esperança).
*DEPENDÊNCIA TOTAL (o deserto faz-nos tomar consciência da nossa incapacidade e ensina-nos a depender de Deus): água potável; maná; saúde; pastos; preservação de roupas e calçado; vida espiritual; direção.
*ORAÇÃO (o deserto facilita a nossa transformação): “Não oramos para liquidar problemas de forma mágica. Oração é a prática da paciência. Situações difíceis, às vezes, não se resolvem, mas quando oramos somos transformados. Não é a circunstância que muda, mas o nosso olhar” (Osmar Ludovico)*ADORAÇÃO (não é fácil adorar no deserto, mas o louvor do deserto é um incenso especialmente aromático para Deus):
Muitas vezes quando as coisas não saem do jeito que queremos e não entendemos o propósito de Deus, começamos a reclamar, é aí que erramos. Lembra do povo que passou quarenta anos no deserto por causa disso? Tem gente que murmura por costume, já esta acostumado e reclamar de tudo, e de todos, nada está bom pra aquela pessoa.
O risco da murmuração que fez com que muitos não alcançassem Canaã (23 mil caíram). Como é difícil não reclamar! Com é duro ficar calado e não reclamar! Poucos resistem e saem falando mal da igreja, do pastor, dos irmãos, da vida e até... de Deus.
São nestes os momentos em que os grandes riscos se apresentam.
O risco do olhar para trás e desejar de novo o Egito. O lugar de opressão, escravidão. Muitos caíram assim. Olharam para trás, para o Egito, pois o Egito, apesar da escravidão, parecia oferecer mais facilidades.
CONCLUSÃO:O deserto é ruim, mas é necessário. Ele é o lugar onde conhecemos a nós mesmos, nossos medos e onde aprendemos a depender de Deus. É o lugar de provas espirituais. Deus já nos conhece plenamente, nós é que, em meio à prova, sabemos o quanto verdadeiramente confiamos em Deus, na sua soberania e no seu cuidado. Não se pode cortar caminho no deserto. Atalhos no deserto, te levam a duvidar. (v.17-18)
É LUGAR DE MILAGRES E ROTA PARA O CUMPRIMENTO DAS PROMESSAS DO SENHOR PRA SUA VIDA Todo deserto tem um começo e um fim. Tenha consciência de que todos nós precisamos e vamos passar por desertos; faz parte do aprendizado da vida.
BEM-VINDO AO DESERTO! ELE NÃO É MAIOR QUE A PROMESSA.
O DESERTO É A OFICINA DE DEUS!
Missionária
Gilcimara